Dia Mundial do Coração alerta para a prevenção de doenças cardíacas

Pense que 17 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares todos os anos no mundo. No Brasil, essa também é a principal causa de morte da população, com aproximadamente 360 mil casos anuais, sendo 70% das vítimas homens e 30% mulheres – que estão cada vez mais presentes nesta lista, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais características das doenças cardiovasculares é o acúmulo de gordura nas artérias, que impede a passagem do sangue, levando ao infarto, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, entre outras.
“É fundamental que os brasileiros incorporem a preocupação com o coração em seus exames de rotina. É muito comum a preocupação com a saúde estar focada em exames ginecológicos, próstata ou nutricionais. A percepção da importância da saúde do coração precisa ser habitual e não apenas quando já se apresentar algum tipo de sintoma. O diagnóstico precoce é o melhor amigo da qualidade de vida”, avalia Joe Shrawder, presidente e CEO da GE Healthcare para a América Latina.
Alguns cuidados com a saúde podem evitar o aparecimento ou desenvolvimento de algumas doenças do coração, mas é importante destacar que pessoas sedentárias, obesas, com colesterol alto, diabéticos ou com histórico de doença cardíaca na família, possuem maior propensão para desenvolver doenças cardíacas.
No caminho da prevenção
A GE Healthcare aposta em soluções que trabalham a favor da prevenção e diagnóstico precoce de doenças cardíacas. O equipamento de ecocardiografia Vivid E9*, por exemplo, foi desenvolvido especificamente para imagens cardiológicas em 4D. Com ele é possível capturar imagens de todo o coração em um único ciclo cardíaco. O Vivid E9 fornece ferramentas para otimizar o fluxo de trabalho do médico, além de processar dados que permitem diagnósticos mais confiáveis.
A companhia também possui o Cardiosoft*, software capaz de realizar múltiplas tarefas, desde a realização de um teste de esforço ao gerenciamento de arquivos, elaboração de laudos padronizados, conectividade entre equipamentos e facilidade do acesso aos dados de exames dos pacientes. Eletrocardiógrafos, utilizados para realizar exames cardiológicos, também são oferecidos pela companhia.
Além disso, a GE Healthcare conta com esteira para testes ergométricos, realizados para registrar a atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Este teste é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras.
Outra solução tecnológica da GE Healthcare é a densitometria óssea Lunar iDXA. Esse equipamento, além de medir a massa óssea, concentração de gordura e massa magra no corpo, também faz a medida da quantificação de gordura visceral. Com isso, é possível fazer avaliações de riscos cardiovasculares, além de realizar preparação atlética para a prática de esportes.
*Os produtos ou tecnologias mencionados neste material podem estar sujeitos a regulamentação do governo e podem não estar disponíveis em todas as regiões. Seu embarque e efetiva comercialização só poderão ocorrer se o registro já estiver aprovado no seu país.

 

Clique para baixar a imagem